sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Amigos do Manga: Ingrid

Vocês já assistiram  "Perfume - a história de um assassino"? Trata-se do filme baseado no romance homônimo do escritor alemão Patrick Süskind, que conta a história de Jean-Baptiste, um perfumista com olfato extremamente apurado que, em busca do perfume perfeito, apela - como o próprio título sugere - a métodos pouco convencionais... Na minha opinião, este é um daqueles filmes "must-see", do tipo que você ama ou odeia. Eu particularmente adorei, especialmente pelo final surpreendente. Vale conferir.
E foi quando a Ingrid, uma amiga do trabalho me contou um pouquinho do seu "lado B", que me veio esse filme na cabeça (Calma! a Ingrid não é uma assassina!) : Afinal, eu estava conhecendo alguém que quis ser perfumista, chegou a estudar, digamos, a ciência do perfume e cultiva uma coleção deles! Tinha que virar um personagem do Manga, né?
Coleção da Ingrid

Pedi para a "Ingri" (como carinhosamente a chamamos aqui no escritório) bater uma fotos da coleção e me contar um pouquinho da história curiosa dela!

Sobre o interesse por perfumes...
"Acho que o primeiro contato e cheiro que me lembro é do da minha mãe, que sempre me inspirou segurança, conforto, enfim, aquela coisa de mãe mesmo! Acho que foi a partir daí que comecei a associar sensações à cheiros e consequentemente a gostar de perfumes. Na minha opinião, o olfato nos leva a visitar lugares na mente que não conhecemos e que é gostoso visitar, quando eu sinto cheiro de chuva por exemplo, eu não consigo deixar de associar a uma época muito gostosa da minha infância, época de Natal, onde fazíamos ceias enormes com toda a família reunida e um pouco antes chovia, aquela chuva de verão gostosa, que faz levantar a poeira do asfalto e inevitavelmente o cheiro de tijolo molhado (...) Mas meu interesse por  “descobrir perfumes” foi reforçado quando conheci um amigo químico do meu pai, que vendo meu real interesse pela arte, resolveu me ensinar a arte da perfumaria, passei 3 meses no laboratório dele aprendendo como descobrir notas, a “apurar” meu olfato e descobrir o que há por trás de cada nota, até arrisquei a criar uma fragrância com minha assinatura e me profissionalizar na área, se não fosse a enxaqueca que ganhei, de tanto sentir cheiros!...Foi ai que desisti de me tornar uma perfumista e usar “meu talento” como hobby, onde eu brinco de associar perfumes á personalidade das pessoas, é um exercício de paciência e uma certa “sensibilidade” para adequar o que eu acho que a pessoa possa vir a gostar..."


Sobre a coleção...



Hoje eu tenho uma coleçãozinha modesta de uns 60 perfumes mais ou menos! (...) eu procuro usar todos, mas muitas vezes enjoo e passo a usar outros, por isso prefiro os perfumes de 30 ml, além do que eles tem um tempo de vida útil e é preciso muito cuidado na conservação pra que não percam suas notas, ou que haja oxidação delas, modificando o aroma! (...) Mas confesso pra você, que além de usa-los eu gosto de admira-los também, ás vezes abro uma parte do guarda roupa que tenho só pra olha-los, como se fossem objetos preciosos! Acho que os perfumistas são seres sagrados, conseguem nos fazer viajar apenas ao abrir um vidrinho!



Ingrid indica...


Para buscar opiniões de usuários sobre perfumes: www.fragrantica.com ou www.sacks.com.br
Para quem quer saber mais sobre a vida e atividades de um perfumista: o livro Journal d’un Parfumeur (Diário de um Perfumista) do perfumista da Hermès, Jean Claude Hellene.


A pergunta que todos querem saber: Qual perfume a Ingrid usa ou recomenda?



Paixões do momento: Eau de Merveilles da Hérmes e Hugo Boss Orange Sunset

Perfumes que adquiri recentemente: Eau Florale Issey Miyake e Chanel Chance Eau de Fraîche

Perfumes que estou namorando pra adquirir: Idylle da Guerlain e Dolce & Gabanna Light Blue

Um perfume que todo mundo deveria conhecer um dia:“Jardin aprés la mousson” (Um jardim após a monção), que o perfumista da Hermès procurou transmitir ”O cheiro da chuva”. E não é que conseguiu?

Perfumes mais interessantes que conheci: A Kenzo lançou perfumes que encarnam lugares no mundo: 7:15 am in Bali e 5:40 pm in Madagascar (O perfumista tentou reproduzir as sensações que sentiu em tais horários em tais ilhas)

Não gosto, porém já fizeram parte do meu acervo: Samsara da Guerlain e Angel da Thierry Mugler





Coleção da Ingrid
Ingri, obrigada por compartilhar conosco um pouco da sua historinha tão Manga de Soutien!

E você, caro leitor (a)? que cheiro te move? te faz sorrir? faz teu coração pular mais forte, ou querer partir?

2 comentários:

Juliana Tassi Borges Zenaide- Contos de Mãe disse...

Mari, concordo com a Ingrid quando diz que o olfato nos leva a visitar lugares na mente que desconhecemos, e penso que ele também nos faz reviver sensações adormecidas... Aqui em casa, Gabriel tem muito disso. Ele sente o cheiro e já diz o que é... "Mãe, você está fazendo feijão?" ,
" Hummm, acho que tem alguma coisa queimando"... rsrrs, não necessariamente nesta ordem.
Mas uma coisa que me marcou, foi que estes dias ele disse que não gosta de lembrar do cheiro do macarrão que ele comia... Com certeza, são as associações do olfato com lembranças não tão agradáveis do passado, né?
Beijão

Nathalia Ruggiero disse...

É' a segunda dica de cinema interessante que eu vi hoje fuçando em blogs.
Gostei da sua!

Postar um comentário